domingo, 18 de outubro de 2009

Tipos de Spam: CORRENTES DE E-MAIL

Correntes de e-mail

Podemos definir Correntes de e-mail como um evento que ocorre quando um e-mail que é enviado para diversos conhecidos ao mesmo tempo são repassados adiante espalhando-se em rítmo exponencial a milhares de pessoas atingindo então progressões geométricas.

As Correntes podem também ser aplicadas em softwares de comunicação intantânea como ICQ, MSN e outros. Porém, é menos comum do que por e-mail. Há também os divulgados em redes de relacionamentos como o Orkut, por exemplo.

Mas o perigo não é só quando a mensagem lhe é simplesmente encaminhada, mas principalmente quando seu e-mail é inserido no campo de Cc (Com Cópia) assim como de todos os destinatários. A consequência disso é que todos ali copiados têm acesso a dezenas de contas de e-mails, certamente, a maioria válidas.


Objetivos para este tipo de corrente ser iniciada e divulgada:

  • Criação de uma base de dados:
    Normalmente ocorre quando no e-mail existe um aviso que tal mensagem deve ser encaminhada para todos os contatos da lista inclusive para o e-mail de um Sr. X que já está em cópia.

    Com isso, todos que encaminharem a mensagem, ao incluir o e-mail do Sr. X, este terá acesso a todos os e-mails participantes da Corrente. É tudo que ele precisa para a partir daí alimentar sua base de dados e depois vender para empresas de telemarketing.

  • Envio de código malicioso, vírus etc
    As Correntes podem também ser utilizadas para o envio de códigos maliciosos ou vírus, por exemplo. Como a quantidade de pessoas que estas mensagens atingem é muito grande, a probabilidade de alguém clicar num link ou arquivo suspeito é diretamente proporcional.
Exemplos de Correntes:
  • A corrente que diz que Bill Gates irá distribuir sua fortuna entre todos que reeceberem a mensagem;
  • Corrente informando do cancelamento da conta do hotmail, exceto se a pessoa encaminhar aquela mensagem para um número X de destinatários;
Características:
  • Mensagens com conteúdos suspeitos;
  • Mensagens que prometem sorte, riqueza ou outro benefício àqueles que a repassem para um número mínimo de pessoas num tempo pré-determinado;
  • Mensagens que solicitem o encaminhamento do conteúdo do e-mail para diversas pessoas de sua lista.
Como se prevenir:
  • Evite encaminhar mensagens de remetentes desconhecidos ou com conteúdo suspeitos;
  • Sempre que precisar encaminhar uma mensagem, coloque seus destinatários no campo Cco (Cópia Oculta). Assim quem receber a mensagem não terá acesso aos demais e-mails;
  • Leia atentamente a mensagem recebida e analise se vale mesmo a pena o encaminhamento da mesma;
  • Exclua mensagens suspeitas e bloqueie o remetente (a maioria dos softwares de e-mails pagos ou gratuitos permitem esta ação).
Referências, maiores detalhes e informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário